Monday 9 April 2018

Estratégia de diversificação da samsung


Compreendendo a estratégia de diversificação da Samsung: o caso da Samsung Motors Inc.


Em 1995, o chaebol coreano Samsung diversificou a fabricação de automóveis com o estabelecimento da Samsung Motors Inc (SMI). O momento deste empreendimento revelou-se bastante infeliz, já que o primeiro carro da SMI entrou na linha de produção de Pusan ​​no meio da crise econômica asiática. Em sérios problemas financeiros, a Samsung teve que abandonar a SMI, vendendo-a para a Renault em 2000. Este estudo explora o processo de criação da SMI e segue as mudanças na gestão estratégica da Samsung durante e após a crise. Duas questões são levantadas na pesquisa: (1) Como a Samsung veio investir em automóveis? e (2) Como a crise coreana em geral e a crise no mercado automobilístico em particular mudaram o processo estratégico de tomada de decisão da Samsung? Central para a sua estratégia de diversificação foram o presidente da Samsung e membros-chave da equipe de planejamento no Gabinete do Presidente. Descobrimos que as influências não econômicas prevaleceram sobre as influências econômicas na decisão de buscar a estratégia de diversificação, e que devido em parte à força dessas influências, a Samsung subestimou o risco de mercado e superestimou a contribuição que suas principais competências e sinergias poderiam fazer. As questões foram pioradas pelos custos significativos incorridos na transferência das competências essenciais da Samsung - sua reputação e cultura de alta qualidade - para o novo negócio. Quando a Coréia finalmente emergiu da crise, a equipe de finanças do Escritório do Presidente assumiu o comando da gestão estratégica, aumentando o controle financeiro e enfatizando a eficiência interna.


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A estratégia de diversificação de 7 razões é melhor a longo prazo.


A estratégia de diversificação é observada quando novos produtos são introduzidos em um mercado completamente novo pela empresa. A estratégia está cheia de obstáculos porque exige muito investimento e muito poder humano, além de foco da alta administração. Mas ainda assim, a longo prazo, a estratégia de diversificação é uma das melhores estratégias de crescimento a longo prazo. Aqui estão sete razões para o apoio da estratégia de diversificação.


1) Você obtém mais variedade de produtos e # 8211; Ao diversificar seus produtos, você deve realizar uma boa pesquisa e desenvolvimento que resulte na introdução de mais variedade e opções de produtos em mãos para capturar o novo mercado. Com mais variedade de produtos, você capta mais atenção do cliente e sua marca recebe um tremendo impulso, bem como a rentabilidade da empresa aumenta. Assim, ter mais produtos é bom para o seu negócio.


2) Mais mercados são tapped & # 8211; Seu alcance aumenta quando você tem mais produtos e precisa de mais mercados para vendê-los. Novos produtos e novos mercados são o que define a estratégia de diversificação. Mais mercados significa que a sua distribuição aumenta e o volume de negócios global aumenta. Apesar de penetrar nos mercados envolvem muito custo e despesa, uma vez que penetrou, o novo mercado trará lucros regulares, que é o objetivo de qualquer empresa orientada a negócios. Assim, a estratégia de diversificação também é uma boa estratégia de penetração no mercado.


3) As empresas ganham mais capacidade tecnológica e # 8211; Com mais despesas de R & amp; D, é provável que a empresa desenvolva capacidades tecnológicas. O objetivo do R & D é principalmente o avanço tecnológico & # 8211; trazendo novos e melhores produtos no mercado. Assim, uma vez implementada a estratégia de diversificação, você estará destinado a obter mais capacidade tecnológica para sua empresa.


4) Economias de escala & # 8211; Economias de escala vem na imagem quando você está usando o mesmo custo fixo para mais saída. Sempre que você estiver usando a mesma fábrica para fabricar mais número de produtos, naturalmente, com vantagens de economias de escala, seu custo diminui e as margens aumentam. Esta é outra vantagem da estratégia de diversificação.


5) Cross selling & # 8211; A venda cruzada torna-se mais possível com a estratégia de diversificação. Você pode introduzir produtos mais antigos no novo mercado ou introduzir os novos produtos em mercados mais antigos e mais maduros. Um exemplo neste caso é a LG, que fornece uma grande variedade de produtos para consumidores finais e, portanto, vende seus próprios produtos.


6) Brand Equity & # 8211; Como o patrimônio da marca recebe um impulso substancial com mais produtos e mais presença no mercado, a sua marca aumenta no recall da marca e no alcance da marca. Isso resulta em benefícios de longo prazo para sua marca. Exemplo perfeito, neste caso, é a Samsung. Os telefones inteligentes da Samsung criaram um tremendo impulso para a marca Samsung, o que resultou em todos os seus produtos recebendo uma vibração positiva, porque a Samsung.


7) O fator de risco é reduzido e # 8211; Devido à estratégia de diversificação e à introdução de novos produtos em novos mercados, a sua dependência de um único produto ou de um único mercado é reduzida e você começa a ter vantagem de mais produtos e mais mercados a serem confiáveis. Assim, o risco geral da empresa é reduzido.


Todos os especialistas em marketing dizem que um negócio que não continua adicionando novos clientes é obrigado a falhar no longo prazo. Ao mesmo tempo, uma empresa que não se expande no momento certo é obrigada a perder muitos dos seus clientes e partes de mercado. A estratégia de crescimento da diversificação ajuda a empresa a expandir-se na direção certa e gerencia o risco para a empresa, ao mesmo tempo que contribui para a linha inferior. Assim, a estratégia de diversificação é muito benéfica para a empresa a longo prazo.


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Evolução da estratégia de negócios da Samsung.


O gigante de negócios sul-coreano, Samsung, amplamente reconhecido como o maior vendedor de smartphones do mundo, é, na verdade, muito maior do que a sua linha de dispositivos inteligentes. A Samsung, com suas numerosas subsidiárias industriais, é o maior contribuidor do PIB da Coréia do Sul. As ofertas de negócios da Samsung influenciam cada decisão de vida importante de um homem comum na Coréia do Sul. De obter cuidados de saúde de qualidade; comprar medicamentos; segurando seguro de vida; estudando em universidades; permanecendo em colônias habitacionais para ir de férias - a presença da Samsung pode ser sentida por todos e todos na Coréia do Sul. A Samsung também possui uma série de subsidiárias industriais, que incluem a Samsung Heavy Industries, a Samsung Engineering e, claro, a Samsung Electronics, entre outras.


A história da estratégia de negócios da Samsung é interessante. Não só ajuda a entender suas estratégias comerciais passadas, mas também nos ajuda a prever as iniciativas da estratégia de crescimento futuro da empresa.


Estratégia de Experimentação Empresarial (Ano 1938 - Ano 1960)


É inacreditável imaginar que uma empresa com tal influência teve um começo muito humilde. A Samsung fundada por Lee Byung-Chul em 1938 iniciou suas operações como uma mercearia. A Samsung teve que abandonar seu negócio de compras dentro de alguns anos devido a uma forte concorrência. Em 1940, começou a fabricar & amp; vendendo Noodles. Depois de cerca de uma década, a Samsung passou por seus negócios de noodles para começar a unidade de fabricação de açúcar. Depois de cerca de quatro anos, novamente abandonou os negócios açucareiros para montar o moinho de lã. O negócio da fábrica de lã também foi um experimento de curta duração. No ano de 1956, a Samsung planejou entrar no lucrativo Insurance & amp; Negócios de segurança. Tendo testado as águas por cerca de quatro anos, a Samsung deixou o seguro & amp; negócios de segurança para configurar black & amp; unidade de fabricação de TV branca.


Procurando Estratégia de Nicho e Estratégia de Diversificação (Ano 1960- Ano 1990)


A Samsung encontrou seu nicho estratégico no setor de produção de TV. Continuou construindo capacidades segmentadas e adjacentes nos negócios de fabricação de TV para os próximos 20 anos. No ano de 1980, a empresa viu uma oportunidade imediata em telecomunicações e trocou de negócio para produzir painéis telefônicos. No mesmo período, a empresa também começou a diversificar seus negócios. No ano de 1990, a Samsung entrou no setor imobiliário e construiu os edifícios mais altos do mundo, incluindo; Torre Malásia de Petronas e Taipei 101 em Taiwan.


Estratégia de consolidação e globalização (ano 1990-presente)


Desafiado por uma pesada recessão no ano de 1993, a Samsung iniciou a unidade de consolidação para reduzir o tamanho e unir as unidades complementares. Essa consolidação ajudou a Samsung a se tornar uma empresa focada. A Samsung no mesmo ano tornou-se a maior fabricante mundial de chips de memória. No ano de 1995, a Samsung começou a se concentrar na exibição de cristal líquido (LCD) e se tornou o maior produtor mundial de televisores de tela plana. No ano de 2010, os negócios de LCD estavam se tornando muito competitivos. Para alcançar o próximo nível de crescimento, a Samsung escolheu estrategicamente o próximo segmento de crescimento lógico e entrou no mercado de smartphones.


Estratégias de crescimento futuro.


Atualmente, a Samsung é o maior produtor mundial de celulares e smartphones. Ele detém o dobro da quota de mercado de smartphones para seu concorrente mais próximo (Apple). A Samsung, nas últimas oito décadas, testemunhou muitas empresas competitivas morrendo devido a interrupções. O negócio de smartphones como qualquer outro negócio a longo prazo também será interrompido por tecnologias mais recentes. Tendo sentido o futuro, a Samsung já está se esforçando para outras indústrias promissoras - que trará a próxima fase de crescimento para a empresa. A Samsung construiu capacidades significativas em várias empresas e sua estratégia atual é investir em energia limpa, saúde e biotecnologia para financiar sua próxima fase de crescimento.


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7 razões para a estratégia de diversificação é melhor a longo prazo.


A estratégia de diversificação é observada quando novos produtos são introduzidos em um mercado completamente novo pela empresa. A estratégia é carregada de obstáculos porque exige muito investimento e muita força do homem, bem como o foco da alta administração. Mas ainda assim, a longo prazo, a estratégia de diversificação é uma das melhores estratégias de crescimento a longo prazo. Aqui estão sete razões para apoiar a estratégia de diversificação.


1) Você obtém mais variedade de produtos e # 8211; Ao diversificar seus produtos, você deve realizar uma boa pesquisa e desenvolvimento que resulte na introdução de mais variedade e opções de produtos em mãos para capturar o novo mercado. Com mais variedade de produtos, você captura mais atenção ao cliente e sua marca recebe um enorme impulso, bem como a rentabilidade da empresa aumenta. Assim, ter mais produtos é bom para o seu negócio.


2) Mais mercados são tapped & # 8211; Seu alcance aumenta quando você tem mais produtos e você precisa de mais mercados para vendê-los. Novos produtos e novos mercados são o que define a estratégia de diversificação. Mais mercados significa que a sua distribuição aumenta e o volume de negócios global aumenta. Apesar de penetrar nos mercados envolvem muito custo e despesa, uma vez que penetrou, o novo mercado trará lucros regulares, que é o objetivo de qualquer empresa orientada a negócios. Assim, a estratégia de diversificação também é uma boa estratégia de penetração no mercado.


3) As empresas ganham mais capacidade tecnológica e # 8211; Com mais despesas de R & amp; D, é provável que a empresa desenvolva capacidades tecnológicas. O objetivo da R & D é principalmente avanços tecnológicos e # 8211; trazendo novos e melhores produtos no mercado. Assim, uma vez implementada a estratégia de diversificação, você estará destinado a obter mais capacidade tecnológica para sua empresa.


4) Economias de escala & # 8211; Economias de escala vem na imagem quando você está usando o mesmo custo fixo para mais saída. Sempre que você estiver usando a mesma fábrica para fabricar mais número de produtos, naturalmente, com vantagens de economias de escala, seu custo diminui e as margens aumentam. Esta é outra vantagem da estratégia de diversificação.


5) Cross selling & # 8211; A venda cruzada torna-se mais possível com a estratégia de diversificação. Você pode introduzir produtos mais antigos no novo mercado ou introduzir os novos produtos em mercados mais antigos e mais maduros. Um exemplo neste caso é a LG, que fornece uma grande variedade de produtos para consumidores finais e, portanto, vende seus próprios produtos.


6) Brand Equity & # 8211; Como o brand equity recebe um impulso substancial com mais produtos e mais presença no mercado, sua marca aumenta em recall de marca e alcance de marca. Isso resulta em benefícios a longo prazo para sua marca. Exemplo perfeito neste caso é Samsung. Samsung smartphones criaram um tremendo impulso para a marca Samsung, o que resultou em todos os seus produtos recebendo uma vibe positiva, porque a Samsung.


7) O fator de risco é reduzido e # 8211; Devido à estratégia de diversificação e à introdução de novos produtos em novos mercados, a sua dependência de um único produto ou de um mercado único é reduzida e você começa a ter mais produtos e mais mercados para confiar. Assim, o risco geral da empresa é reduzido.


Todos os especialistas em marketing dizem que um negócio que não continua adicionando novos clientes é obrigado a falhar no longo prazo. Ao mesmo tempo, uma empresa que não se expande no momento certo é obrigada a perder muitos dos seus clientes e partes de mercado. A estratégia de crescimento da diversificação ajuda a empresa a se expandir na direção certa e gerencia o risco para a empresa, ao mesmo tempo em que contribui para o resultado final. Assim, a estratégia de diversificação é muito benéfica para a empresa a longo prazo.


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Samsung tem uma estratégia totalmente diferente da Apple, e está funcionando ótimo.


Apenas alguns anos atrás, a Samsung estava lutando para alcançar o mercado de smartphones.


Agora faz mais do que qualquer outra pessoa e tem a Apple no pé de trás, além de ser a maior empresa de tecnologia do mundo por receita.


O lançamento do seu smartphone topo de gama Galaxy S4 é o mais recente passo, uma vez que tenta ultrapassar a Apple, e eles saíram com uma enorme tela e novos recursos impressionantes.


Aqui estão alguns dos principais pilares da estratégia da Samsung.


O último seguidor rápido.


A Samsung é melhor do que qualquer outra pessoa em aprender com seus concorrentes. "Um leitor de mercado é uma espécie de clássico seguidor rápido", explica Barry Jaruzelski, sócio sênior da Booz & Co e co-autor do Global Innovation 1000. "Isso não significa que eles ignoram seus clientes, mas são muito sintonizado com o que os concorrentes estão fazendo e com o que as outras pessoas estão trazendo ao mercado primeiro e observando o que parece estar ganhando força, então rapidamente desenvolvendo sua própria versão dessa inovação ".


A agressão da Samsung ficou com problemas no passado, perdendo um caso de alto perfil para a Apple por imitar seu design. Mas a reputação bateu e a multa foi um pequeno preço a pagar.


A empresa gira e produz rapidamente, saindo com uma variedade de dispositivos. Ele vê o que o mercado responde, empurra sucessos e mata falhas. E agora, em vez de apenas fornecer um iPhone mais barato e menor, é diferenciado com telas maiores, características diferentes, marketing bem sucedido e entrega do que os consumidores desejam.


A Nota é um exemplo perfeito. A empresa encontrou através da pesquisa de mercado que os falantes de língua asiática, em particular, queriam um dispositivo que eles pudessem manusear, porque os personagens de desenho são mais fáceis com uma caneta. O resultado foi uma combinação de telefone / tablet ("phablet") que tem sido um golpe inesperado.


A empresa combina pesquisa de mercado e execução incomparável com, apesar de sua reputação, muita inovação própria. A Samsung ficou em segundo lugar apenas com a IBM no número de patentes dos Estados Unidos arquivadas no ano passado e arquivou 150 patentes relacionadas à nova tecnologia no Galaxy S4.В.


Quando você tem dinheiro, use-o de forma agressiva ou corre o risco de ficar para trás.


A Apple tem uma enorme caixa de dinheiro, mas a Samsung parece estar mais disposta e capaz de usar seu dinheiro. O gasto com pesquisa da Samsung é de 5,7% de sua receita, comparado a 2,4% da Apple.


A Samsung é um negócio diversificado com chips, monitores e outras tecnologias. Isso paga dividendos, permitindo-lhe competir no preço e, cada vez mais, oferecer recursos que a Apple não conseguiu. Apesar disso, muitos argumentariam que a Apple opta por não incluir determinados recursos oferecidos pela Samsung.


Quando a Samsung quer deixar atrás algo, pode fazê-lo com um peso considerável.


Esse foi certamente o caso dos seus celulares Galaxy. O impulso publicitário da Samsung foi absolutamente maciço. Nos Estados Unidos, onde o iPhone ainda é bastante dominante, no ano passado a empresa aumentou seu orçamento de publicidade em cinco vezes, para US $ 401 milhões de US $ 78 milhões. Isso é $ 68 milhões à frente da Apple e mais de $ 200 milhões à frente de seu concorrente mais próximo no mercado Android. E essa é apenas uma fração do seu orçamento publicitário.


Cadeia de suprimentos e distribuição.


A Samsung é muito mais do que um fabricante de telefones inteligentes. É um conglomerado, um fabricante e o maior fabricante de chips do mundo. Faz muitos dos componentes que entram em seus smartphones, dando-lhe uma vantagem de custo e permitindo que ele seja muito mais flexível em termos do que ele produz e quando.


Esta tabela da JP Morgan deixa claro o quanto a Samsung produz por conta própria. SEC significa Samsung Electronics Corporation e SDC para Samsung Display Corporation (clique para expandir):


Apple, por outro lado, embora tenha uma cadeia de suprimentos diversificada, bem gerenciada e futurista, depende de parceiros externos, o que pode levar a atrasos e dificuldades.


E, embora a Apple esteja tentando se afastar dos chips da Samsung, os concorrentes dos smartphones da empresa ainda precisam comprá-los. De certa forma, eles ajudam a financiar sua vantagem de custo.


Como Christopher Mims at Quartz ressalta, a empresa também possui uma grande vantagem na distribuição. O novo Galaxy S4 da empresa estará disponível em 36% mais portadoras e em 55% mais países do que o iPhone.


A Samsung está em mais lugares do que a Apple com um novo telefone, bem como opções de baixo final para o mundo em desenvolvimento.


A lição de gerenciamento: você precisa se comprometer.


A Samsung é muito uma empresa coreana e, às vezes, foi acusada de ser excessivamente hierárquica e dominada por sua família fundadora. Isso também oferece algumas vantagens. Você pode criticar algumas coisas que a empresa faz, mas não sua ambição ou compromisso.


Quando a Samsung decide entrar em um negócio, isso é difícil. Na última década, passou do começo a investir na fabricação de baterias para dispositivos digitais e memória flash para ser um líder global.


O ex-CEO da P e A. G. Lafley argumenta que as empresas falham porque hesitam em tomar decisões e hesitam em cometer porque temem o fracasso e querem simplesmente jogar em vez de vencer.


A Samsung quer ser o jogador dominante no mercado de smartphones, tem uma estratégia para fazê-lo, e está usando todas as ferramentas que ela tem, pois tenta conseguir isso.


O teste-chave de saber se a Samsung pode passar de um período próximo e ganhador para tornar-se verdadeiramente dominante é se ele pode entregar produtos verdadeiramente em mudança de jogo. Para realmente começar a retirar os clientes dos iPhones em massa, precisa se diferenciar além do marketing e uma tela maior.


Ele está investindo agressivamente no Vale do Silício com vários campi grandes para ajudá-lo a começar a liderar em software como já faz com hardware.


VEJA TAMBÉM: Como a Apple Samsung e o Google tomam diferentes abordagens para a inovação.


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